Como é o Marketing na Fotografia?

Talvez seja a pergunta de 1 milhão de dólares né? Como é feito o Marketing na Fotografia nos dias de hoje.

Muitos fotógrafos, principalmente na área da fotografia de casamentos ou fotografia social, não tem idéia do é o marketing digital, do poder que a internet tem para alavancar o projeto dele.

Seguindo princípios antigos, aonde achava-se que quem trabalha com a área de eventos sociais vive da indicação de outros clientes ou outros profissionais, o mercado não comporta mais este tipo de atitude do profissional. A não ser que você trabalhe comissionando seus indicadores, como mostra este vídeo abaixo

Hoje temos que literalmente nos reinventar como fotógrafo social. Não dá mais para ficar sentado esperando o telefone tocar com um cliente do outro lado da linha gritando eu quero.

Lembro que até 10 anos atrás, o mercado tinha mais evento que fotógrafo, cisa que mudou muito, hoje temos quase 10 fotógrafos disputando um único evento.

Mas então como seria o marketing na fotografia? Como seria feito isso? Tem um site que explica bem isso, clique aqui e veja.

Hoje temos que agregar, que juntar todas as mídias sociais e levá-las para o site do fotógrafo, para o blog dele, já que é a única coisa que realmente pertence a ele, já que as redes sociais podem cancelar sua conta de uma hora para outra.

Hoje temos o Facebook com uma força muito grande, mas não adianta simplesmente jogar suas fotos ali e pronto. Tem que haver uma constância, uma regularidade e conexão entre as mídias, para que uma auxilie a outra a crescer e juntas elas alavanquem o trabalho do fotógrafo.

Vejo, hoje em dia, muitos fotógrafos achando que basta colocar uma foto no Facebook, outra no Instagram e falar: “olha que noiva linda”, pronto, as outras noivas vão achá-lo “fofo” e vão contratar o serviço por uma única foto.

noivos-marketing-na-fotografia.jpg

O pior é ver como tem fotógrafo sem site, usando email de operadoras e de provedores. Ainda não se tocaram que precisam ter um site, um email profissional etc. Acham que isso é coisa boba, que um site não faz diferença ou que os clientes entraram lá só para pesquisar e copiar suas fotos. Acham que um email terminando com hotmail, gmail ou terra ou qualquer outro é sinal de profissionalismo.

Agora o mais difícil é mudar a cabeça destes profissionais que pensam assim. Os profissionais envolvidos com a área de eventos sociais, tem, acima de tudo, um ego muito forte, um achar que está certo muito presente. Na maioria das vezes eles acreditam que o marketing que estão fazendo é o certo e ninguém consegue mudar isso.

social-networking_1100030722-012814-int

Mas tudo bem né? Vamos continuar a dar conteúdos gratuitos para que eles consigam pescar uma idéia aqui e outra ali e que, principalmente, comecem a colocar em prática as dicas que recebem.

Uma coisa é certa, quem não mudar, realmente vai ficar para trás e isso será rápido de acontecer.

Para finalizar que mais uma vez dar a dica do site Marketing na fotografia, bem interessante e com assuntos bem abordados.

Segue o link deles http://marketingnafotografia.com.br

Obrigado e até a próxima.

 

Advertisements

2 thoughts on “Como é o Marketing na Fotografia?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s